O Samba que cruzou o Atlântico

O carnaval feito para ganhar o mundo. Na chegada do verão na Europa, começam também os festivais de samba que as agremiações de lá promovem. O mais popular deles em Estarreja, Portugal. No último Troféu Nacional de Samba, como é conhecido o desfile das escolas da samba lusitanas, cinco agremiações desfilaram e mostraram um espetáculo bastante descontraído.

Enviei perguntas a Antonio Guerreiro, que desfila por lá e tem um blog como o nosso que divulga os eventos e as principais notícias do carnaval português.

BANCADA DO SAMBA – Há quanto tempo fazem desfiles em Portugal?

ANTÔNIO GUERREIRO – Desde o início dos anos 70.

B.S – Quantos eventos carnavalescos existem por ano?

A.G – Cada vez vão existindo mais eventos carnavalescos em Portugal. Presentemente, para além do carnaval tem a realização do Troféu Nacional em Estarreja e de carnavais de verão em várias localidades do país.

B.S –  Na sua opinião, qual a possibilidade de crescimento da festa? Atrai pessoas de outras partes da Europa?

A.G – Para haver um maior crescimento da festa era necessário a criação de uma Liga e de um maior apoio das câmaras municipais. Ainda não atrai pessoas de outras partes da Europa, mas já vai tendo mais divulgação

B.S – Tem participação de brasileiros?

A.G – No princípio da fundação das escolas, os brasileiros tiveram muita influência, mas actualmente embora quase todas as escolas tenham brasileiros a sua influência já não é notória. Tem até escola que não tem brasileiros.

Vocês conferem agora, um vídeo da campeã dos últimos concursos de carnaval desse ano. Maiores informações sobre os próximos eventos e sobre a folia dos portugueses você encontra no blog do Antonio Guerreiro.

Anúncios
  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: