O que eu acho do mestre João…

Que forma doída de voltar às nossas atividades.

A arte e a ousadia do mestre Joãozinho Trinta agora estão mais próximas de Deus. Joãozinho nos deixou no sábado passado, mas a arte dele, mesmo com as mudanças constantes do nosso carnaval, é eterna. Como já disse aqui em meu texto de apresentação, comecei a apreciar a arte do carnaval no final dos anos 80, talvez a época mais efervescente que já tivemos. E lá estava ele, ousando, chocando e principalmente mudando o conceito que se tinha sobre a festa.

E qual não foi a surpresa dos meus jovens olhos ao ver o sensacional “Ratos e Urubus, Larguem minha fantasia” de 1989. Aquela entrada impactante com o Cristo coberto de preto e como delicadamente o tom escuro e esfarrapado dos mendigos foi ganhando brilho e colorido. E nos anos seguintes, Joãozinho continuou participando das principais mudanças na concepção dos desfiles de escola de samba.

Em 1997, mais uma vez a mente do artista foi inundada de inspiração e nasceu “Trevas! Luz! E explosão do universo”. Mais uma vez, ele conseguiu mostrar muito claramente o enredo e sua idéia para o abre-alas representando as trevas, o nada, foi espetacular.  Joãozinho Trinta construiu um legado importantíssimo para as próximas levas de carnavalescos que vão surgir inevitavelmente pelo fato de todos usarem um pouco disso tudo que ele tinha instintivamente. Uso da ousadia, mas com muita sensibilidade; a coragem de falar sobre temas polêmicos como mendigos e camisinhas com uma qualidade incontestável.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Além de contribuir muitíssimo para a nossa cultura, Joaozinho ainda nos deu várias vezes lições de perseverança e amor pela vida.Gostaria de concluir citando uma frase dita pelo próprio Joãozinho, em uma entrevista dada após do título conquistado pela Viradouro, em 1997.

“…quantas surpresas não virão? O futuro sempre reserva esperanças e grandes novidades quando a gente acredita na vida, quando não se deixa abater pelas mazelas, quando a gente encara a vida, quando a gente ama a vida”.

Anúncios
  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: