Fábio Ricardo: “otimista pra chegar entre as 5 melhores!”.

Na noite de ontem foi lançado oficialmente “Horário Nobre”, enredo da São Clemente para o próximo carnaval que vai levar pra avenida grandes sucessos das telenovelas. Num texto desenvolvido por Milton Cunha, a narrativa proposta pela escola é bem ao estilo da São Clemente: descontraída, leve, mas que vai trazer pra Sapaucaí tudo o que está contido neste universo televisivo que pára o país todas as noites, falando de assuntos relevantes pra nossa sociedade, lançando moda e colocando na boca do povo frases e bordões inesquecíveis.

Num dado momento, a São Clemente propõe que todos nós somos filhos de Janete Clair e Dias Gomes, sobrinhos de Ivani Ribeiro, os pilares da telenovela como conhecemos hoje e que nas novelas, assim como no carnaval quando se acaba uma, começa a outra. Ao final do evento, BANCADA DO SAMBA conversou com o carnavalesco Fábio Ricardo, que usou um método diferente pra desenvolver a história que será contada pela São Clemente. Fabinho falou conosco que teve muito pouco tempo de descanso depois da folia, que comprou a ideia do enredo no momento em que foi proposto e sobre as esperanças que tem na escola para o próximo carnaval. No papo, mencionamos também o texto publicado por Ney Júnior, carnavalesco e colunista do BANCADA DO SAMBA que aponta Fabinho como uma das surpresas certas para 2013. Veja o que ele nos respondeu…

BANCADA DO SAMBA – Fabinho, parabéns pela sinopse…
FÁBIO RICARDO – Parabéns a todos! Pelas minhas ideias, o texto do Milton, a ideia da escola… teve trabalho de todos.

BS – Como foi a ideia do enredo?
FR – Na verdade, a ideia partiu dos irmãos (Renato, Roberto e Ricardo Almeida Gomes). Me ofereceram o enredo, assim como no ano passado e na primeira oportunidade eu falei “me dá que eu vou desenvolver o enredo!”. Já levei logo pra casa e pensei em como fazer e organizar tudo isso. Como eu iria pesquisar isso? Passei a abrir Facebook, pesquisa de boca-a-boca (a primeira pessoa entrevistada foi a minha mãe). Daí eu fui no comércio e ouvi pessoas conhecidas ou não e perguntava quais eram as suas novelas favoritas. A partir daí se desenvolveu o enredo e quais novelas iriam pra avenida; acho que vai ficar uma coisa harmônica e de bom gosto na avenida.

BS – Então, a narrativa do enredo não tem nada de didático ou cronológico…
FR – Não, tudo se desenvolve a partir de situações, de informações. Tem novelas rurais, urbanas, novelas mais sátiras. São divididos por temas, até mesmo pro povo poder entender isso tudo.

BS – Plasticamente, como está o desenvolvimento do enredo?
FR – Já estou com quase todo o carnaval desenhado. Carros e fantasias. Só falta começar a produzir essas peças, que vai dar a largada no nosso barracão. Estamos trabalhando nesses desenhos desde abril.

BS – Quanto tempo você teve de descanso?
FR- Poucos dias. O carnaval foi no final de fevereiro, então eu tive alguns dias de desacanso em março e no final daquele mês eu já estava trabalhando. Parece até brincadeira, mas no dia 1º de abril, dia da mentira, a gente começou a trabalhar oficialmente.

BS – O nosso colunista, o carnavalesco Ney Júnior, publicou essa semana que o conjunto Fabio Ricardo-São Clemente pode ser responsável por uma grande surpresa na avenida, já projetando o que ser o desfile do ano que vem, justamente por causa desse novo visual que está sendo posto em prática por você. Esse tipo de indicação, que não é a primeira vez que acontece, te assusta ou te estimula?
FR – Me estimula cada vez mais; eu ainda estou otimista de chegar entre as 5 melhores! Sabe, quando você chega na Sapucaí no sábado (das camepãs) pra ver todas as escolas e as pessoas perguntam por que você não está aqui com a São Clemente, que foi a melhor escola a passar na avenida, a gente começa a se perguntar “Por que não?”. Quem sabe esse ano vai, né? Quem sabe foi só um gostinho de “quero mais”? Eu fico muito feliz porque o público sempre recebeu a mim e a São Clemente com muito carinho. O público hoje me reconhece e reconhece a escola. Acho que a parceria foi muito boa. E chegamos num momento em que é só desejar boa sorte pra todo mundo e bola pra frente.

  1. #1 por Carol em 14 de junho de 2012 - 14:05

    A São Clemente vai arrebentar no carnaval 2013!!

Deixe um comentário

