FINEP promove debate sobre as inovações de Joãosinho Trinta

Falecido no final do ano passado, Joãosinho Trinta, o carnavalesco mais inovador da folia carioca, será tema do 9o Debate Escola de Inovação, no Espaço Cultural FINEP. O evento, gratuito, acontece no dia 07/11, a partir de 19 horas, e é parte do projeto “FINEP Tira o Chapéu”, que já apresentou outros oito seminários sobre os desfiles do Rio. Entre os debatedores, os cenógrafos e carnavalescos Fernando Pamplona, Rosa Magalhães e Milton Cunha, o poeta e roteirista Geraldo Carneiro e o jornalista de O Globo Aydano André Motta.

Joãosinho começou sua carreira no Salgueiro, onde foi campeão, como assistente, em 1965, 1969 e 1971. Após a saída de Fernando Pamplona e Arlindo Rodrigues, foi promovido a carnavalesco da escola, quando fez dupla com a artista plástica Maria Augusta Rodrigues no carnaval de 1973, com o enredo “Eneida: Amor e Fantasia”.

Já como carnavalesco solo, ganhou o bicampeonato, em 1974, com “O Rei de França na Ilha da Assombração” e, em 1975, com “O Segredo das Minas do Rei Salomão”. Após divergências com a diretoria salgueirense, transferiu-se para a Beija-Flor, onde deu seu toque de genialidade com enredos ousados e luxuosos que deram à agremiação nilopolitana os títulos de 1976, 1977, 1978, 1980 e 1983.

Além das vitórias, outros desfiles se tornaram marcos da festa, entre eles o de 1986 – “O mundo é uma bola” – e o de 1989, “Ratos e Urubus, Larguem a Minha Fantasia”. Este último gerou controvérsias com a Igreja Católica ao levar ao desfile uma imagem do Cristo Redentor caracterizado como mendigo.

Em 1994, transferiu-se para a escola de samba Unidos do Viradouro, onde ganhou o título do carnaval de 1997, com o impactante “Trevas! Luz! A explosão do Universo”.

Criados há dois anos, os debates gratuitos sobre carnaval já trouxeram para a FINEP personalidades como Neguinho da Beija-Flor, Sérgio Cabral, Elza Soares, Pinah, Renato Lage, Dodô da Portela, entre outros.

No dia 16 de janeiro de 2013 acontece mais um seminário, desta vez em homenagem aos grandes carnavais da Portela e do Império Serrano.

Serviço:

Seminário Joãosinho Trinta, o Rei Mendigo do Carnaval (07/11 – quarta-feira -19 horas)

Espaço Cultural FINEP
Praia do Flamengo, 200 – Pilotis
Flamengo – RJ (entre as ruas Barão do Flamengo e Almirante Tamandaré – a 500m da estação do metrô do Largo do Machado)
21-2555-0717

Anúncios
  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: